©2023 por Fazenda Atalaia. Orgulhosamente criado com os registros fotográficos de PP Nogueira, Valdirene Melo, Marcos Tognon e Roar.

Método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar para alunos e professores o contato direto com a realidade rural.

Gastronomia, História, Arquitetura e Educação Patrimonial em uma Fazenda Centenária

A prática do estudo de meio na Fazenda Atalaia se fundamenta na demonstração da importância do respeito àquela que no passado e ainda hoje constitui a essencialidade dos seres humanos: a terra!

 

Por meio dessa superfície sólida da crosta terrestre, local que pisamos, construímos e vivemos propomos a apreensão de conteúdos essenciais a formação de estudantes de nível infantil, fundamental e médio.

 

A terra nos oferece historicamente as bases de compreensão do desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, firmado na sólida economia da cultura cafeeira desenvolvida na segunda metade do século XIX.

 

A terra para o cultivo, essa mesma matéria, foi utilizada juntamente com a madeira para as construções das estruturas de vedação da arquitetura civil e religiosa, exemplificadas nos edifícios históricos de nossas respectivas cidades, mas primordialmente presente na arquitetura rural.

 

Ainda hoje  é por meio da terra que a Fazenda Atalaia, propriedade centenária localizada em Amparo- SP teve sua atividade econômica ressignificada com a produção de queijos e derivados lácteos com características identitárias que buscam valorizar o processo da produção desde o seu início, ou seja, à produção do alimento das vacas (raça holandesa preto e branca) com a plantação do milho, passando pela genética, saúde e bem estar do animal; e o processo final de maturação dos queijos que acontece em ambiente natural na tulha, antigo local onde se guardavam os grãos de café depois de secos no terreiro.

 

A sala de maturação construída de taipa de mão (Madeira e Terra) pelo comportamento físico da inércia térmica serve de palco para os microorganismos que protagonizam um verdadeiro espetáculo da cura do alimento de tradição milenar: o queijo!

 

Por meio do respeito à terra, animais e aos valores materiais e imateriais o estudo do meio na Fazenda se concretiza com oficinas pedagógicas orientadas, a fim de demonstrar o quanto o respeito a terra e a história auxilia a formação de estudantes, futuros cidadãos!

Equipe Fazenda Atalaia

Solicite um orçamento através do e-mail

fazendaatalaia.visita@gmail.com