Gestão participativa e a valorização da tradição

Nossa gestão caracteriza – se primordialmente pela consideração de que a fazenda é um organismo vivo, onde cada pessoa constitui parte essencial para sua preservação.

Atualmente a estrutura do alambique construída na década de 1940 pelo avô de Paulo Rezende, abriga a marcenaria e oficina da Fazenda Atalaia.

 

Mestre Pedro Cesar, natural de Amparo aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai, atualmente produz todos os móveis utilizados pelos visitantes, tais quais bancos, mesas, cadeiras; utensílios como tábuas para queijos, restauro de madeiras, atuando também na produção de batentes, portas e janelas realizadas a partir de madeiras históricas reaproveitadas.

Ao lado de Mestre Cesar trabalha Ronaldo na oficina, que além de realizar reparos nas máquinas da fazenda, também produz os trincos, fechaduras e dobradiças das portas e janelas tais quais os modelos empregados no final do século XIX durante a construção da fazenda. 

 

©2023 por Fazenda Atalaia. Orgulhosamente criado com os registros fotográficos de PP Nogueira, Valdirene Melo, Marcos Tognon e Roar.