Como cuidar do seu queijo

 

Sobre os produtos frescos

O queijo é um alimento milenar e faz parte de nossa cultura alimentar.

Para conservar os produtos frescos você deve observar as informações do rótulo, principalmente a data de fabricação e validade; manter o produto sempre embalado e consumir dentro do prazo estipulado.

Para as pessoas que gostam de armazenar o queijo fatiado ou picado, o mesmo pode ser guardado em um recipiente de plástico com tampa e também colocado para refrigerar. Qualquer tipo de queijo que esteja cortado, fora da embalagem, deve ser mantido em refrigeração.

 

Quando a borda do queijo está esbranquiçada significa que há nele mofo ou levedura. Para isso, basta lavá-la e enxugá-la. O queijo pode mudar de cor quando fica fora da geladeira, porque ao ser exposto ao oxigênio, ele oxida. Mas a mudança é apenas para uma cor amarela um pouco mais forte.

 

Sobre os produtos maturados

O processo de maturação oferece novos sabores e experiências no consumo do queijo.

Os queijos maturados produzidos na Fazenda Atalaia, são resultado de um conjunto de ações, que se inicia na alimentação das vacas, genética, saúde e bem estar, sendo elas as principais responsáveis por nos entregar a matéria prima (leite) de ótima qualidade.

Os produtos maturados jamais foram para geladeira, eles possuem casca dura, que funciona como proteção natural para o queijo. Essa casca  se inicia em sua formação no momento em que o queijo está na salmoura, o sal causa desidratação da superfície da casca, juntamente com a ação dos microrganismos que constituem a proteção do queijo; ao romper a casca, ou seja , abrir o queijo, ele fica exposto à outros seres vivos presentes em nossa atmosfera, por isso, que ao adquirir um produto maturado da Fazenda Atalaia você sempre o receberá embalado à vácuo e deverá conservá-lo em refrigeração.

Após a abertura da embalagem selada, você poderá envolver o queijo completamente com o papel filme, afim de sela-lo novamente e mantê-lo em refrigeração.

Os produtos maturados sempre devem ser consumidos na temperatura ambiente, se o seu produto estiver em refrigeração, retire-o da geladeira uma hora antes de consumo. 

Dica de consumo/armazenamento de um queijo tulha (peça inteira).


Com o nylon, marque um círculo na superfície do Tulha (de forma simétrica) e passe a faca delicadamente só para marcar onde será cortado.

Comece fincando a face do queijo com uma faca e coloque as demais na sequência, uma após a outra. 

Tire a tampa  e "cave" o queijo até que fique com formato de um prato. 

Reserve o pedaço do queijo, você pode elaborar diversas receitas dentro do mesmo queijo : massas, risotos e outros!


 

Equipe Fazenda Atalaia

©2023 por Fazenda Atalaia. Orgulhosamente criado com os registros fotográficos de PP Nogueira, Valdirene Melo, Marcos Tognon e Roar.